O Grafite e a Cidade

4 maio

Dois meses de Buenos Aires e já cultivo uma paixão crescente pela arte urbana. Mais que grafite, é comum ver por todos os lados intervenções como stencils e adesivos. Muitas têm cunho político. Outras, como a minha preferida ¨Hello Kirshner”, numa parede em frente a Plaza Unidad Latino Americana em Almagro, são essencialmente cômicas apesar de políticas.  Eu ainda pretendo escrever mais sobre isso a medida em que vou entendendo melhor o cenário aqui chamado de ¨arte callejero”. Que é, digamos de passagem, um universo em si.

Minha adoração por esta arte ganhou um incentivo inesperado na semana passada. Por ocasião do encontro de artistas que usam como pano de fundo para suas obras o cenário urbano, intitulado Sin Verguenza, realizado pelo Centro Cultural de España em Buenos Aires, artistas de vários paises estiveram pintando a passagem Luis Dellepieane que une as ruas Viamonte à Tucúman. Por coincidência, vista direta da minha janela na Rua Viamonte. Entre os artistas estavam um mexicano, dois chilenos e um colombiano.

E, entre as obras, figuravam um ácaro gigante – minha preferida e que mais se parece a um tatu pré-histórico –  monstros multicolores que rememoram figuras de Toy Art e uma homenagem a Neruda em forma de um perfil humano, recheado de paisagens que aludem a sua biografia que, sinceramente e paradoxalmente, foi o que menos gostei.  Além das óbvias intervenções urbanas, como as que posso apreciar de minha janela no Bairro de San Nicolas, é possível ver o trabalho dos grafiteiros –  entre eles os brasileiros Vitche e Speto –  na mostra Sin Verguenza fica até o dia 13 de junho no Centro Cultural de España (CCEBA) na rua Balcarce 1150, San Telmo. Mas, deixo aqui a privilegiada vista da minha janela que mudou de roupagem esses dias graças a um grupo de artistas multi-cultural que trabalhou gratuitamente durantes dia e noites para mudar a cara do beco. Fica o muito obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: