A Cidade e os Anjos

9 maio

 

Palco de batalhas históricas, tráfico de escravos e lar de monumentos e estátuas impressionantes, a imponente Plaza San Martin, localizada no bairro do Retiro em Buenos Aires, foi ontem cenário de mais uma grande ocasião épica: uma chuva de plumas perfumadas. Diferente de seu passado beligerante, dos canhões instalados em frente ao Círculo Militar ontem não se disparou uma só bala. Deles saíram bilhões de plumas perfumadas que em pouco tempo cobriram a enorme praça de uma espessa cama de penas brancas.

Um grupo de aproximadamente 25 acrobatas vestidos de anjos, e pendurados por cabos de aço, atirava baldes e baldes de plumas do céu. No chão, ninados por uma trilha sonora grandiosa, 12 canhões equipados com turbinas de vento faziam chover plumas sobre a Praça San Martin. Com as mãos estiradas em direção ao céu, milhares de pessoas se engalfinhavam para agarrar as grandes bolas que caiam de cima. Foi carnaval em Buenos Aires. Uma cidade quase que vitoriana, e vítima dos modos contidos europeus, se rendeu a uma festa felliniana.

Os anjos e a cidade

Crianças embaladas por um sonho branco, como se fosse neve, organizavam batalhas de plumas que se detinham no ar como moinhos de vento, demorando-se na queda. Duzentos anos depois de suas batalhas mais sangrentas, Buenos Aires parecia estar mais uma vez em combate: uma gigantesca guerra de travesseiros! Como na infância onde a fantasia substitui a realidade, milhares adultos tiveram um vislumbre de sua meninice com todos as nuances lúdicas e oníricas dos anos mais tenros.

Porteños lotam a Plaza Sasn Martin

A chuva de plumas, que já inundou os céus de Madri, Kiev e Amiens, faz parte do espetáculo Place des Anges da companhia de circo francesa Les Studios de Marseille por ocasião do Festival Internacional de Circo de Buenos Aires. A trilha sonora foi um espetáculo a parte vale à pena dar um Google em “Songs of Innocence” do músico francês Hughes de Courson, chose de loc!

Público espera a chuva de plumas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: