O Limoeiro e a Cidade

10 maio

É oficial já é outono! As árvores desfolham, baixaram as temperaturas e a cidade se veste de tons alaranjados. Porteños investem no chimarrão para se aquecer. Os aficionados por cafeína enchem os charmosos cafés da capital. E para quem gosta de chá – com liturgia quase nipônica – vai a dica: Del Limonero. Localizado no bairro mais tchuchuca de Buenos Aires, San Telmo, na esquina das ruas Balcarce (873) e Estados Unidos, está a pequena casa de chá que, além das infusões, é um verdadeira ode ao, acredite se quiser, limão.

Lemon Pie: carro chefe da casa

Aliás, é o limão que dá o sabor a uma das especialidades da casa a Lemon Pie, uma orgia de limão e chantilly em uma torre de pudim que faz revirar os olhinhos e encrespar os dedos do pé. O chá, servido pela muy simpática dona do lugar, vem com um pequeno relógio de areia, para que seja tomado na hora certa e vem acompanhando de miúdas fatias de bolo vem fininhas e de um copinho de suco de limão. Depois da conta, a senhora ainda oferece uma borrifada de perfume, mais um gracejo que, bem verdade, nem precisava. Os clientes já estão fisgados.

O limao doce de Buenos Aires

A gentileza dos donos e a disponibilidade dos jornais locais e nacionais fazem do lugar um dos cantinhos mais aconchegantes de Buenos Aires, uma bonança no inverno e uma viagem sutil pelos sentidos. Um chá de amabilidade!

O Limão e mundo  

As primeiras árvores de limão que se tem notícia são originarias da região do Himalaia. Existem registros também de árvores silvestres na região do rio Eufrates. Os hebreus levaram a fruta a região da palestina e daí para a Europa.  Cristóvão Colombo plantou as primeiras plantas da espécie no Haiti em 1493. Logo, elas se espalharam pelo caribe e Américas. O limão já foi obrigatório em navios britânicos que travavam batalha contra o escorbuto. Hoje, a Argentina é a maior exportadora de limão do mundo, embora a maior produção seja da Índia, seguida pelo México.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: