Macanudo: o Traço Simples das coisas…

20 maio
 
 

 

 

 

Meu cartunista argentino preferido ganha um documentário!!!!

 

 

Estréia no próximo dia três de Junho um documentário sobre o cartunista Ricardo Liniers , pessoalmente meu  desenhista favorito na Argentina.  Ex-publicitário, Liniers começou sua carreira como cartunista publicando no jornal Pagina 12 em 1999. Em 2002, a cartunista Maitena, lhe apresenta aos editores do jornal La Nación aonde vem publicando suas tirinhas desde então. Sua obra mais famosa – e objeto número um de consumo para aficionados –  é Macanudo  ( como bem legal, bacana, em português). Nela há uma série de pingüins, monstrinhos, gatos, duendes, azeitonas com humor ácido, crianças e, meu favorito, o homem misterioso, em tirinhas que vão do abatido ao ingênuo, do doce ao infantil. Em uma simplicidade única que faz de Liniers um grande e despretensioso desenhista.  

O Homem misterioso, um dos meus personagens favoritos

 

Além de Macanudo, Liniers tem uma série autobiográfica intitulada “Cosas que te pasan se estas vivo”, entre um milhão de outros projetos como a parceria com o cantor e compatriota bacanérrimo Kevin Johansen.  

 

 

 

 

Em tour pela Inglaterra a partir do dia 28, Liniers acompanha com incursões visuais o show de Johansen, uma parceria que rendeu o belíssimo livro “OOPs!” em que ilustra as canções de Johansen.  Primeiríssimo livro adquirido em terras porteñas.Embora seu fan club esteja em alta, fale-se um montão de coisas sobre o Liniers. Que sua obra é infantil, inocente, naive, que aborda a si mesmo, etc. Numa argentina over politizada, nem todo mundo tem que satirizar.  Com um climinha ora derrotista, ora de auto otimista, seus doces personagens vem o mundo de uma maneira terna e melancólica. “Meus quadrinhos têm uma alma meio tangueira, uma coisa argentina de alimentar frustrações”, disse uma vez Liniers.

 

As tirinhas sao macanudas!

 

As “historietas” ou tirinhas na Argentina são bastante populares. Literatura em sua própria linguagem, um mundo adjacente ao das palavras, muitas vezes prescindindo delas, um deleite sul-americano que, aos poucos, vem me ganhando. Em um país cuja ilustração é muito valorizada, os cartunistas são presença abundante ( Vide Quino, Maitena, Cristian Dzwonik , Roberto Fontanarrosa, Cristóbal Reinoso, entre tantos outros) e com grande audiência nos jornais locais, a figura de Liniers se destaca.

Senhor Macanudo, Ricardo Liniers

Segundo a diretora do documentário Franca González, de uma estádia no Canadá, e da observação diária do desenhista em seu afobamento por traduzir o que via para o desenho, nasceu o desejo de transformar-lo em filme. Por dois meses, Gonzalez dividiu com Liniers uma casa no extremo norte do mundo e, aos poucos, foi se apaixonando por sua dedicação ao desenho. “Comecei a filmá-lo como se fosse um jogo. Ele me incluiu em alguns dos seus desenhos. Pouco a pouco, o cotidiano se converteu em vinhetas e vídeo”, conta em seu blog.

Eu, que já havia comido mosca na última apresentação de Johansen e Liniers no Centro Cultural Konex, em Buenos Aires, há alguns meses atrás, pretendo estar nas primeiras fileiras da pré-estréia do documentário “O traço simples das coisas” no dia 27 de maio no Museu de Arte Lationoamericano de Buenos Aires (Malba). Acho que vai ser Macanudo demais!!!!

 

5 Respostas to “Macanudo: o Traço Simples das coisas…”

  1. Maurício Boff 21 de maio de 2010 às 2:14 PM #

    excelente, gabi gabriela! mas vou esperar o teu convite pra que assistamos todos juntos a esse documentário! ah, e vê se me imprime aquela página do livro em que a dupla cita porto alegre. porto-alegrenses têm fama de bairristas, não te esquece. beijo

    • conexaobuenosaires 22 de maio de 2010 às 2:13 PM #

      Podei’xa mauricio, imprimirei a música Porto Alegre, que é linda linda linda , ilustrada por Liniers. E vou essa semana atrás dos ingressos da pré estréia. Vamos todo juntos ; – )
      Espero vcs mais tarde para o esquenta gilberto gil!

  2. Vivi 21 de maio de 2010 às 7:19 PM #

    Gabriela,

    Também vivo aqui em BsAs e sou fã de carteirinha do Johansen, que conheci pelo Drexler, que reina absoluto no meu coração! rs Cheguei ao seu blog através do da Gisele! Se quer ver o Liniers e o Kevin Johansen, se não me engano, estarão no Konex no domingo, ao menos era o que dizia o email que eu recebi! Sim, eu estou inscrita no site deles! rs

  3. Vivi 21 de maio de 2010 às 7:30 PM #

    Bueno, na verdade o show é só do Kevin e da banda The Nada, o Liniers não está dessa vez, mas mesmo assim é imperdível!

  4. conexaobuenosaires 21 de maio de 2010 às 8:28 PM #

    Oi Vivi, que legal! Temos o mesmo gosto! Sou absolutamente apaixonada por Drexler! E Liniers…
    Eu to louca para ir no domingo, mas com tantas coisas na cidade por conta do bicentenário!!!! Eu acho que em londres, Johansen será acompanhado por Liniers, estava em seu site. Mas estou louca para ve-los por aqui!!!!!!
    E vivi, se um dia quiser juntar-se a turma é só dar um toque!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: