Gardel a Domicílio

3 jun

Eu adoro tango. Acho digno! Mas, para ser sincera, acho mais fácil ensinar biologia molecular a um macaco do que Tango para minha pessoa. Se para dançar uma valsinha é necessário apenas o “básico dois para lá, dois pra cá”, os primeiros passos de tango são compostos de oito deslizadas básicas. Isso tudo sem tirar os pés do chão e nem abrir as pernas. Passei pelo constrangimento ouvir meu professor gritando comigo constantemente para que fechasse as pernas para bailar enquanto eu lhe dizia “mas se um pé tá na frente e outro atrás, como fazer que um chegue ao outro sem abrir as pernas?”.

Tango é dureza!

É isso ai é tango, um esporte radical, acho que não sou chique o suficiente.  Além do mais, é o ombro do homem que guia a dança e é preciso “adivinhar” aonde esse ombrinho vai depois e minhas faculdades clarividentes aparentemente não se conectam com minha bola de cristal interna.  Soma-se a isso um incrível costurar de pernas no ar que, comigo tentando, resulta extremamente doloroso para as canelas dos meus parceiros. 

Todo brasileiro que chega a Buenos já desce do avião chamando por Gardel e querendo “um jantar com tango”, vamos combinar? Isso é para turista. Se você quer ver um tango de verdade tem que esquecer desse mise en scéne todo. Não estou falando que não é legal. A cidade oferece centenas de shows com cena maravilhosos. Mas, se você tem mais tempo, vá ver os velhinhos dançando, sem gel no cabelo, sem meia arrastão com aquele amor que responde a alma e não ao Euro. Enfim, o tango em si é assunto para um outro POST!!!

Buenos Aires te extraño!

Nos últimos dias tem ficado difícil escrever para o blog, com o fantasma das provas finais do mestrado soprando minha nuca, não tenho tido muito tempo para a cidade, na verdade, meu tempo se divide em estudo e os serviços de manutenção básicos da engrenagem como comer, dormir e “ducharme”.

Eu sinto falta da cidade. É como se ela fosse um amor debaixo da janela com voz e violão serenando. Ela me chama, ela me canta e cada ida ao mercadinho me lembra o que estou perdendo e aumenta minha saudade de voltar a caminhar por ai descobrindo coisas com olhar maravilhamento, perguntando, conversando com as pessoas como se estivesse documentando suas vidas. Ainda não sei quanto tempo tenho com ela, mas já me parece insuficiente.

"Ainda não sei quanto tempo tenho com ela, mas já me parece insuficiente".

Vaidade, curiosidade ou afeição, quero conhecer cada detalhe e principalmente suas exceções.  Gosto mais de saber sobre o mendigo que vive sob a marquise do Banco Francés ( que é a cara de Hagar o Incrível!) , os homens sozinhos nos bares que esperam, dos antigos casarões assombrados, das piores características do Borges como seu racismo, do que sobre Puerto Madero. Interessa-me saber como a cidade resiste ao tempo às margens de sua decadência e glória á descobrir seus faceis acessos. Dedico-me mais a desvendar seus segredos do que suas obvias revelações.

Por isso, nos últimos dias, a portas fechadas e sozinha (descobri que estudar, salvo em raras exceções, é um oficio solitário), e com as

De Astor á ....

 demandas tocando a porta me entrego a dica de hoje. Com a lareira crepitando, e o figurino sexy do inverno, que consiste em sobrepostas camadas de roupas que nada tem a ver uma com as outras, me proponho escutar a tango.

ao Gotan Project...

E uma ótima maneira de fazer isso é por meio do canal de tango da minha rádio online preferida: Accu radio. Eu já sou adepta há anos, graças à dica do meu velho, dos canais de jazz ( que aliás são demais!

Tem jazz instrumental, só sax, só piano, fusion, brazilian, latin, e uma

Accu Radio Tango!

 infinidade de outros estilos dentro do jazz). Mas, nos últimos dias tive a grata surpresa de descobrir sua rádio de tango. De Gardel e Piazolla a Bafofondo, Gotan y Otros Aires, o canal de tango da “Radio Preciso” traz um pouco da cidade, que roça as patas na porta como um cão de estimação deixado do lado de fora.  Vale a pena conferir a Accu radio / Latin/ Tango.

Para bailar La Cumparsita clique aqui!

E, mais especificamente, aqui!

2 Respostas to “Gardel a Domicílio”

  1. Marina Abreu 20 de junho de 2010 às 1:48 AM #

    Olá, moça! Já estamos aqui ouvindo Carlos Gardel no accuradio. Como sempre, muito bons os seus textos, agora mais leves, divertidos, afinal, trata-se de terra estrangeira, né?! Que delícia e invejinha🙂 Um beijo grande, da Marina.

  2. conexaobuenosaires 20 de junho de 2010 às 2:37 AM #

    Que lindo querida! Fico muy feliz! Um super beijo para voce e a familia linda!

Deixe uma resposta

