Sweet Buenos Aires!

28 jul

Pode ser que Buenos Aires seja dura!

Pode ser que Buenos Aires seja hedionda.  Pode ser que eu ligue a televisão e haja mil acidentes de transito, 200 crimes passionais, viciados em craque e em amor, gente miserável dormindo nas ruas, assaltos a supermercados chineses e afanação de carteira na Florida. Mas, há lugares onde Buenos Aires é doce. Apenas doce. Pequenas bolhas de ternura que estão sempre no por do sol com luzes amareladas e árvores charmosas, crianças e carrosséis.  Existem lugares na Capital que guardam um je ne sais quoi  de infância, o cheio dos bolos das avós; a melancolia bucólica da vida se espreguiçando. Uma daquelas tardes eternas que devem ter inspirado Cortázar, Borges e tantos outros. Pequenos bolsos de vida que acontecem alegremente apesar do mundo.

Buenos Aires sublime...

Um desses lugares é Palermo Viejo, eu gosto, especificamente falando, da região perto da Plaza Armenia  (também conhecida como Plaza Palermo Viejo), descendo do burburinho da Plaza Serrano. É diferente durante a semana é certo. As senhorinhas distintas de Buenos Aires, os pais incrivelmente bonitos, as adolescentes abastadas, os bebes que ainda nem sabem que nasceram na classe média alta, as babás e os turistas mais inteirados estão por aí dando um ar de inocência que vamos lá, pode até perder sua graça para o batidão da feirinha de sábado, mas mantém sua dignidade bucólica até os fins de tardes meio felizes e tristes de domingo.

 
 

Fim de tarde de domingo na Plaza Palermo Viejo

Argentinos têm uma relação bem resolvida com o açúcar. Sabe-se lá porque milagre metabólico  não são todos pacientes de espera na fila da bariátrica. Os doces estão em todo lugar sendo mais abundantes que as guloseimas salgadas, não fosse pela carne que, por sua vez, não leva muito sal.  O maravilhoso mundo das Facturas, uma espécie de evolução do pão doce que pode vir com um milhão de diferentes recheios, formas e gradação de açúcar poderiam matar um diabético numa só mordida e subir os níveis de insulina numa só olhada de qualquer atleta.

Facturas: um esporte radical!

Eu não encaro. Fiz a escolha consciente pela vida.

Medialunas: Minha Satisfacion!

Não tenho o bom sangue desse povo, de descendência judaica, sou capaz de engordar de alguém está comendo no país ao lado. Mas, não posso deixar de admirá-las de forma passiva como se fossem uma boa exposição no MALBA, no bom e velho estilo “you can look but you can touch!”. Estão presentes junto as semi doces medialunas, pequenos croissants que podem ser de manteca ou grassa ( manteiga ou gordura senhor?) . Eu enjoei. Estou como Mick Jagger que dizia que preferia morrer a ter que cantar Satisfation pelos próximo vinte anos de sua vida. Nada me faz querer comer medialunas pelos próximos vinte anos. Prontofalei. Não é uma crítica gastronômica á Argentina, existem grandes ultrajes a saúde humana na culinária brasileira também ( para os quais fomos evolutivamente equipados com sal de frutas). Longe de mim. Mas, enquanto meu pâncreas não for geneticamente modificado, estou fora.

Abrindo uma excecao!

Mas, existem ocasiões em que ficar sem o doce da vida é castigo!!!!!!

Muffins no Muma's Cupcakes!

Uma dessas ocasiões é deixar passar um cupcake no Muma’s , Malabia 1680. Sabe a casa doce em que ficavam presos João e Maria? Devia ser algo por aí. Uma pequena lojinha, sempre apinhada de gente, com um a licença poética do exagero, tem um cheiro que é mistura de céu com paraíso, aroma de nuvem, de raio de sol e orvalho matutino. Um verdadeiro Olímpio de pequenos bolinhos enfeitados como debutantes mexicanas com detalhes tão fofos e comestíveis que dá vontade de empalhar-los e jamais triscar neles.

E mais, aqui não há discriminação: o lugar é diabéticos e celíacos

 friendly! Eu sempre levo minhas visitas lá, principalmente àquelas que não alcançam o balcão e é só sucesso. Não são tão baratinhos ( entre 5 e 7 reais), mas valem cada peso! Curtam o site e o calendário de que dia sai o que do forno: http://www.mumascupcakes.com/

Minha visitinha ilustre tendo seu momento "é tudo meu!" no Muma's cupcakes!

8 Respostas to “Sweet Buenos Aires!”

  1. Vivi 28 de julho de 2010 às 10:24 PM #

    O dia em que estive lá queria me mudar pra aquele quartinho. rsrs Tinham acabado uma fornada de um cupcake de laranja e ele acabou sendo meu favorito por guardar a lembrança daquela sensação inexplicável de “pertencimento” ao lugar! kkkk Bjs

    • conexaobuenosaires 28 de julho de 2010 às 10:29 PM #

      Nao é a cozinha da vovó, vivi? Quer dizer, aparte de sua famosa cheesecake, a comida minha vo era tao ruim quanto uma sola de sapato, mas eu gosto de pensar que as cozinhas das vovos sao assim, cheias de cupcakes!Ainda naaaao provei o de laranja!!!!!!

  2. Fabiana Gitsio 28 de julho de 2010 às 11:34 PM #

    gabi,
    estive lá na semana passada.
    uma poesia esse lugar.
    besos.

    • conexaobuenosaires 29 de julho de 2010 às 4:08 AM #

      Fabi, eu tenho medo de facturas! Vamos marcar um almocinho com direito a Muma’s de postre!
      mil beijos querida!

  3. Fabiana Gitsio 29 de julho de 2010 às 6:36 AM #

    Sí, sí, vamos arreglar: almoço mais Muma’s.
    Com esses cupcakes, não vou precisar mais das facturas (sim, na vida é preciso ter critério, jajaja)

    beijinhos insones

  4. Maurício 30 de julho de 2010 às 1:47 AM #

    “Estou como Mick Jagger que dizia que preferia morrer a ter que cantar Satisfation pelos próximo vinte anos de sua vida. Nada me faz querer comer medialunas pelos próximos vinte anos. Prontofalei. Não é uma crítica gastronômica á Argentina, existem grandes ultrajes a saúde humana na culinária brasileira também ( para os quais fomos evolutivamente equipados com sal de frutas). Longe de mim. Mas, enquanto meu pâncreas não for geneticamente modificado, estou fora.”

    hahaha grande dica e bela foto de final de tarde! te deixo com um dos grandes em homenagem aos teus muffins:

    • conexaobuenosaires 30 de julho de 2010 às 3:56 PM #

      hahahahahaah, Muffin man é otemooooooooo!
      gracias chico, estas arrazando com suas cronicas tambien!
      ei vamos fazer um curso de retroperionismo?
      pergunteme como!
      beijos,
      Gabi

  5. Julia 29 de setembro de 2011 às 8:48 PM #

    Si están con antojos de postres y cupcakes…mmmmm…pidan delivery a The Cupcake Factory BA http://www.cupcakefactoryba.com.ar/
    Hacen delivery por Palermo, Belgrano y Zona Norte.
    Yo los probé hace poco son los mejores cupcakes y supèr frescos.. Tambièn tienen cookies, cakepops, y cheesecakes, son de primera realmente!

Deixe uma resposta

