Aussie N’Bossa

30 jul

 

Filho de imigrantes russos casado na Argentina/ Com uma pintora judia, Casou-se pela segunda vez /Com uma princesa africana no México / Música hindú contrabandiada por ciganos poloneses faz sucesso/No interior da Bolívia zebras africanas/ E cangurus australianos no zoológico de Londres. Múmias egípcias e artefatos íncas no museu de Nova York/Lanternas japonesas e chicletes americanos/Nos bazares coreanos de São Paulo./Imagens de um vulcão nas Filipinas/ Passam na rede dc televisão em Moçambique/ Armênios naturalizados no Chile Procuram familiares na Etiópia (.. .)”

 

Bonecas Russas: Expatriado russo faz pé em salao de Palermo e dá dicas de turismo. Isto é Buenos Aires!

A música do Titãs Disneylândia tem tudo a ver com Buenos Aires. É possível que em São Paulo tenha um montão de gringos. Mas aqui a torre de Babel não é uma torre e sim um arranha-céu.  Outro dia um exilado russo fez meus pés e serviço de manicure, em um cabeleireiro de Palermo, enquanto me dava dicas de turismo na Patagônia. Bonecas russas, pensei! Ia falando com um sotaque do leste europeu e gírias típicas portenhas como “Que sé yo” e “Viste?” que, quando penso, me faz rir sozinha!Além disso, tirando a mancha, ele era a cara de Gorbachev!!!!Pelas ruas da cidade, Oui ,Merci, grrrracias, Thank you, danke, obrigada,  uma quantidade enorme de turistas, estudantes, imigrantes, enfim a prova cabal de que a Globalização já exterminou as fronteiras tangíveis deixando apenas as diferenças culturais para dar conta de nossas nações limítrofes ou não. Ainda sim, é possível surpreender-se com o grau de interação cultural que ela nos proporciona.  

Australiano, de Melbourne, meu amigo Asher Lessels, é uma dessas figuras hibridas que rodam o mundo desafiando o conceito de nacionalidade. Canta uma Bossa como poucos brasileiros que conheço. Ama mutantes, secos e molhados, João Gilberto e tem limitado repertório quando pedimos algo em inglês.  Meteu-se entre os brasileiros como se fosse um deles. Virou uma mascote dos expatriados, está em todas, e é o violeiro oficial das reuniões brazucas na Capital argentina. Adora um palco! E hoje ganha um em Palermo, no espacio LTK, Acevedo 1031. A entrada são míseros 5 pesitos e é minha dica cultural do dia. O show de Aussie N’Bossa começa as 22hrs. É mais uma estrofe para a cançao de Titãs: estudante australiano faz show de música brasileira em Buenos Aires!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: