Morre Hitler no Uruguai

11 ago
 

Dos Hitleres

Realismo fantástico não é tão absurdo assim. Não é a toa que na América do Sul exista um Gabriel Garcia Marquez. Acontecem coisas nesta comarca do planeta que talvez não aconteçam em outros lugares. Somos absurdos.  Esta manhã zapeando pelas páginas do jornal argentino La Nación encontrei uma grande matéria com o título “Morre Hitler no Uruguai”. Sou fã de carteirinha de manchetes insólitas. Sinto saudade do jornalismo com títulos de duplo sentido, do tipo daqueles clássicos “Violada em público”( aquele em que um músico desce um violão em alguém), de uma maneira geral sinto saudade do jornalismo.

Hitler tinha filho com nome inspirado no lider de esquerda Liber Seregni

Por isso, esta manhã li com prazer a matéria do diário. Grande lead. Ela começa assim: “Morreu Hitler no Uruguai; matou sua mulher e se suicidou. Morreu Hitler, mas outro Hitler vive. Tudo no século XXI e longe daquela convulsionada Europa”. Tive um dejá vu.  É no mínimo irônico que um camarada de nome homônimo ao líder nazista tivesse o mesmo destino que Adolf Hitler e sua companheira Eva Brown. Hitler Aguirre Fuentes de 70 anos, em um rompante passional, assassinou a tiros sua mulher María de Lourdes Rodríguez de 38 anos. Sobrevive, no entanto, seu filho também chamado Hitler.

Além de Hitler Junior, Hitler pai tinha ainda mais três filhos: Richard Williams, Myriam Elizabeth e Líber, este último em homenagem ao líder uruguaio de esquerda Líber Seregni. Vai  entender! Líber não pode repetir a tradição familiar porque teve apenas filhas. Hitler pai já havia virado notícia em seu país quando um cineasta alemão o entrevistou para seu documentário Dos Hitleres que contava sua estória e de outro distinto senhor com o mesmo nome , Hitler da Silva ( que teria um irmão chamado Mussolini não fosse a resistência de sua mãe!). Como é levar o nome de um genocida em um povoado no bojo do Uruguai?  Deixo aqui a dica da matéria AQUI!!! E abaixo o trailer do documentário do cineasta alemão. Fiquei louca para assistir.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: