Argentina quer se conhecer melhor

26 out

Atenção turistas!Amanhã , quarta-feira, é um dia meio morto no país.O feriado diferente é o censo argentino que restringirá as atividades comerciais do país, fechará todos os restaurantes, ficando proibidos também espetáculos, cinemas, atividades esportivas e tudo mais que é divertido por aqui. Façam sua matulinha de comida e aproveitem para ver a cidade em um ritmo diferente se você não é argentino, como eu. De repente, vale aproveitar os dias lindos de primavera para um “asado”, ou churrasquinho, como dizemos em terras brasilis. Vai ficar tudo fechado até as 20hrs. A idéia é manter a população em casa para que um dos 650 mil “censistas” possam encontrá-los. O censo é realizado pelo polemico INDEC (Instituto Nacional de Estatísticas e Censos) que vive sob fogo, sendo questionado permanentemente por suas números e índices, principalmente aqueles que medem a inflação no país. O governo que conhecer melhor os dados demográficos e econômicos do país.

E, pela primeira vez, incluirá perguntas sobre a população afro descendente do país. Espero ansiosamente estes dados porque sempre nos perguntamos o que aconteceu aos negros argentinos.  Também querem saber mais sobre os “pueblos originários”, os indígenas daqui tão negligenciados quanto o resto da América latina. O censo acontece simultaneamente em 70 países,uma vez a cada dez anos e  também incluirá perguntas sobre a população “descapacitada” do país. Os primeiros resultados se conhecerão em dezembro, mas os dados consolidados não estarão disponíveis em completo até dezembro de 2011. O governo pede que todo mundo fique em casa ou garanta pelo menos uma pessoa por lar presente entre as 8h da manha e 20hrs.

O governo diz ainda que os turistas também participarão do censo, mas vamos combinar né? Ainda não consegui descobrir se os parques estarão abertos, mas se a resposta for positiva, minha dica é fazer hoje a cesta de picnic de amanha e aproveitar a cidade florescendo na estação que antecede o verão nos Bosques de Palermo, onde sempre estou nos finzinhos de tarde caminhando.

PARA SABER MAIS SOBRE O CENSO ARGENTINO ACESSE:

http://www.censo2010.indec.gov.ar/index.asp

Uma resposta to “Argentina quer se conhecer melhor”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Morre Néstor Kirchner: País em choque « Conexaobuenosaires's Blog - 27 de outubro de 2010

    […] e marido da atual presidente Cristina Kirchner, esta manhã em Calafate.  Com a contagem do Censo argentino, que acontece uma vez a cada dez anos, o comércio fechado por decreto e o apelo do governo para os […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: